NESTE INVERNO SECO A PEDIDA é PURIFICAR AS NARINAS / JALA NETI KRIYA



No ano passado experimentei fazer a limpeza nasal utilizando o Lota, o recipiente próprio para essa finalidade.
No inicio me senti muito bem, e depois começaram alguns desconfortos que me levaram a abandonar o uso por um tempo.

Creio que eu estava fazendo da maneira errada, apesar de parecer muito simples de se usar e preparar, um pequeno excesso de tempero ( sal ) ou a falta dele + a temperatura da água para mais ou para menos, pode causar uma série de desconfortos desde sentir uma pressão na testa, ou ardência em todo trato respiratório.
Para fazer uso corretamente precisamos ter a prática e ela pode vir com o hábito constante, e enquando isso não acontece, os erros e a sensação de desconforto decorrentes da inexperiência e dosagens inadequadas fazem com que muita gente pare no meio do caminho, como eu há um tempo atrás, infelizmente.

Fiquei muito receosa de voltar usar recentemente quando percebi a enorme massa de ar seco sobre nossas cabeças... mas sabendo que este método funciona e faz muito bem, fui novamente atrás de informações porque a secura aqui dói na alma, se a gente não se mantiver hidratado internamente e limpo nas vias aéreas - babau.
Comentei com a minha médica esse caso, e ela deu as dicas que me salvaram e também me ensinou um "plus" que fez uma enorme diferença para melhor!

A frequencia desta limpeza varia mesmo de pessoa para pessoa, como está muito bem explicado no site que vende o NASALPOTE, onde eu comprei meu "lota", e uso até agora, me dei muito bem com ele.
Tem gente que faz todo dia, ou 2, 3 vezes na semana. Me enquadro na categoria de espaçamento, exceto os dias que sinto + necessidade, ou por conta do ar, de contato com poeira, se como queijo, ou até mesmo do contato com pessoas gripadas.

Depois de um tempo, o corpo pede e se vc estiver atento sabe a hora de usar o LOTA.
Porque eu uso o lota depois de um dia de "excessos", ou seja, depois de comer fora num lugar que não tem boas opções para vegetarianos - como aconteceu no dia da visita `a casa cor, duas opções totalmente sem graça sem carne, massa muito pesada de farinha branca + muito queijo de recheio, grandes inimigos do bem respirar, para mim pelo menos...
A SONIA HIRSCH explica muito bem a quantide de de muco que os laticinios provocam, e onde tem muco, tem uma possibilidade maior de contrairmos uma doença respiratoria, e dai pra frente o resto a gente já sabe.

Como temperar corretamente a agua com o sal para ter os beneficios desta limpeza?
O site Nasalpote tem uma medida padrão e nao me dei bem com ela, porisso eu estou usando o soro fisiológico, que já vem pronto, esse sábio conselho fez com que eu conseguisse usar sem medo de sentir desconforto, e foi otimo, thank's MAISA, que tambem me ensinou colocar um tiquinho de oleo de gergelim para tudo "escorregar" para fora e não é que isso funciona mesmo?
Maravilha!




Nesta estação seca que estamos, conservar as narinas purificadas pode fazer toda diferença entre se manter com saúde ou não.
A maneira que estou fazendo e partilho aqui é, muito simples, certeria e vem com o plus da Maísa:
1/4 l de soro fisiologico morno, bem morninho
01 colherinha de óleo de gergelim orgânico prensado a frio
Para quem ainda não tem familiaridade com o método, abaixo tem os links que contam tudo, tim tim por tim tim. Mas a cerejado bolo vem agora, fazer pelo menos 30 pranayamas depois de usar o lota, para a agua não acumular nos seios da face, ou nos ouvidos, causando umidade e provocando desconfortos ou ate mesmo processos de inflamação.
Esta dica, chegou pela experiência da querida Fabi, que atende na clinica da Maisa e com quem tenho feito uns tratamentos maravilhosos.
Ela demonstrou com um gesto onde ao mesmo tempo expira com as duas narinas repetidas vezes, uma coisa bem comum mas que minha pouca experiência me impede de saber que tipo de pranayama ela se referiu.
Caso a pessoa sinta que os ouvidos ficaram "entupidos", como o meu no inicio e recentemente infelizmente, me causando tonturas e aparentes crises de labirintites devido a excessiva secura do ar e ao meu aparente mau enxugamento das narinas posteriormente, o ideal é suspender o uso e hidratar as narinas da seguinte forma:
aqueça bem morninho o óleo de gergelim numa colher, e com o dedo, "unte" cada narina por dentro com esse óleo, ou se preferir pingue com o conta gotas, duas gotas de oleo bem morninho em cada narina.
faz bem tambem, eu atestei isso na prática.
Quem tiver oportunidade e um pouco de paciência não deixe de praticar esse maravilhoso hábito para a saúde, garantido e atestado há milhares de anos.
ahhh e vivendo e aprendendo....

LINK DO SITE NASALPOTE
LINK DO LOTA
LINK DO VIDEO

imagem e mais explicações aqui
info extra do sala de ayurveda/ como fazer o jala neti
e
Como evitar os erros mais comuns, do site LOTA:

Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.

boa prática, namastê!

Comentários

suas dicas védicas são o máximo!
sylribeiro disse…
ah obrigado, tudo que me cai bem eu coloco na roda!
o oleo de gergelim fez toda diferença neste processo, recomendo 1000%!
bjos
Esse óleo de gergelim é nota mil para mil coisas, até para a pele. Antienvelhecimento total. Na massagem corporal fica um deslumbramento, mesmo shantala.
Eu uso o da parte superior da tahine, sai mais em conta, e fica uma delícia refogando cenourinha com cebola, vagens com milho e afins.
sylribeiro disse…
nossa que boa dica, a parte superior do tahine, vou experimentar.
mais duas dicas védicas:
1. faça bochechos com oleo de gergelim pela manha, por varios minutos. limpa a mucosa da boca, fortalece a gengiva, e evita uma serie de doenças! tem um post sobre isso chamado oleo de girassol, mas o de gergelim tem os mesmos poderes!!!
2. use oleo de gergelim em massagem nos pés antes de dormir, super soninho!
bjs
cristiane disse…
Adoro ler suas dicas! Obrigada por compartilhar! Gostaria de saber mais sobre o uso de Chlorella no rosto, se puder indicar alguma marca.:)
Cris
sylribeiro disse…
Oi, Cristiane, tudo bem?
Olha a chlorella no rosto eu uso de vez em quando, numa misturinha de fubá e junto o conteudo de uma ou duas capsulas dando liga com agua.
Eu faço uma mascara, aplico no rosto e deixo um tempo, fica muito bom.
marca não tenho muito a dizer, eu uso o que encontro, embora a melhor que eu conheci ate hoje é da anew, embora muito cara.
mas as outras tambem são otimas.
boa sorte!
abração!!!
Li o post sobre o óleo de girassol ontem antes de dormir e bateu uma dúvida que só "SR consultoria védica" poderia esclarecer:
se o óleo de girassol orgânico não pode ser ingerido, como indicado no tratamento, quais seriam as implicações do óleo de girassol convencional para uso culinário?
sylribeiro disse…
OI CAROL o oleo bochechado é que não pode ser engolido, por conta das bacterias que ele "junta" durante o bochecho.

sobre o uso culinario do oleo convencional nao sei te responder...
nunca usei oleo de girassol nem gergelim comum em culinaria, só tenho aqui organicos e uso eles crus as vezes sobre os alimentos prontos.

estou fazendo uma postagem aqui sobre a tecnica do bochecho porque o assunto tem a ver com limpeza e saude para o inverno, jaja ta saindo! bs