MASSALAS



Massalas são misturas de especiarias, muito saborosas para temperar os alimentos, para nos ajudar no processo digestivo, para trazer vida e alegria para a comida, para os excessos e para outras coisas muito boas para a saúde geral que desconheço a profundidade do assunto, por não ser da área.
No meu tratamento com ayurveda, aprendi fazer a minha massala, que uso até hoje, com pequenas variantes, mas sempre mantendo pelo menos 5 especiarias originais

A MASSALA "meu pó de pirlimpimpim"
orientada para mim, especialmente
tem partes iguais de ( tudo em pó ):
cominho
coentro
curcuma
canela
gengibre
erva doce

Mistura tudo coloca num vidrinho e se quiser tempera a comida pronta, já no prato, polvilhando por cima, ou usa para refogar. Se vai comer fora, pode acrescentar tambem, o aroma é delicioso e melhora qualquer sabor. É bom antídoto para pratos que levam queijo, cremes, leite, carnes etc.
O único senão de usar em algum restaurante, é engraçado: as pessoas vão querer saber de onde vem esse aroma maravilhoso, pedir para experimentar e um novo assunto pode fazer da refeição algo muito divertido; aconteceu comigo mais de uma vez! em 2006, as pessoas que almoçavam comigo num kilo começaram usar e se sentir muito bem, apelidaram como pó de pirlimpimpim, e eu fazia vidros e mais vidros para os colegas. A nossa mesa rescendia aromas que fazia as outras pessoas virarem a cabeça para saber o que estávamos comendo, e muitas vezes perguntavam aos atendentes onde tinha "aquilo" que parecia ser diferente de tudo das outras mesas.

MASSALAS DO SALA DE AYURVEDA,
blog super importante no assunto, link aqui
seus produtos continuam cada vez melhores! visite YAMUNA aqui


Na ayurveda são as massalas preparadas para cada dosha ou biotipo.
Além de conferir aroma e sabor aos alimentos, ajudam a eliminar e digerir toxinas do nosso corpo.
Uma Massala, a princípio pode parecer apenas uma mistura de ervas e especiarias, mas os ayurvédicos sabem que ela na verdade é uma preciosa ferramenta de saúde.
Ter na bolsa uma massala apropriada pode prevenir um desequilíbrio lá na frente, principalmente para quem come fora todos os dias!

Massala Kapha
Quente, picante e anti-inflamatória
Ingredientes orgânicos:
5 Gengibre em pó
4 ½ Canela em pó
9 Mostarda em pó ou grãos
2 Páprica em pó
1 Pimenta do reino em pó
5 Urucum em pó ou grãos
1 Chilli em pó
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Massala Vata
Morna, carminativa, levemente picante e sedativa
Ingredientes orgânicos:
3 Gengibre em pó
3 Cravo em pó
7 Cominho em pó
½ Nos Moscada em pó
2 Alho em pó ou bem seco
1 Erva doce em pó ou grãos
Ghee (manteiga clarificada) para refogar
( Notinha, estou usando esta, maravilhosa!!! )

Massala Pitta
Fresca, depurativa e aromática
Ingredientes orgânicos:
13 Coentro em pó ou grãos
1 Cominho em pó ou grãos
13 Cúrcuma
½ Feno greco em pó ou grãos
1 ½ Nos moscada em pó
3 Alecrim em pó ou erva seca
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Preparação: misture bem todas as especiarias em uma bacia. Aqueça o ghee em uma panela de barro e em seguida refogue tudo por 5 minutos sempre mexendo.
Há quem não refogue. Eu prefiro refogar pois o ghee desperta os aromas e deixa a massala muito mais saborosa.
Se optou por usar as especiarias em grão em vez de pó, refogue primeiro estas, triture ou macere com um pilão e em seguida misture o restante dos pós.
Os números se referem a partes: 1 parte pode ser uma colher grande, pequena ou até mesmo uma xícara. Apenas respeite as proporções.

notinha: postagem de 2010, revisitada aqui!!

Comentários

Querida, vi uns massalas orgânicos e produzidos de acordo com o veda da pessoa, aqui no RJ e lembrei de vc. Vou verificar a marca e volto a te escrever. Bjs
sylribeiro disse…
obrigado!!!! eu quero!
escrever sobre a massala hoje me fez reviver afetuosamente uma parte do meu ser, o inicio de uma serie de decisões de caminhos, a massala tem algo de divino, ou magico, e agora mais que nunca eu creio nisso.

bjos